MEIO AMBIENTE

Coordenadoria Meio Ambiente 

Coordenador:  José Roberto Bertoncini Dorini

Rua Euzébio da Rocha Camargo, 115. 

Fone: 3886-1314. 

 Município Sustentável 

Objetivo/Estrategias: 

Criar uma instalação modelo no município,  criar uma horta orgânica, solidária e educativa para distribuir sua produção nas escolas municipais, na cozinha piloto, às pessoas carentes. Promover a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED (econômicas) nos postes públicos e nas repartições públicas, Realizar campanhas permanentes visando a correta deposição de resíduos e o estímulo a coleta seletiva, separando tudo que  for reciclável, reaproveitar água. 

 

 Estrutura e Educação Ambiental 

Objetivo/Estrategias: 

– Promover em parceria a confecção de folders com os itens instalados no Centro Max Feffer e promover visitas monitoradas da população e dos alunos do município. – Transformar o espaço do CEDEPAR, além do viveiro de produção de mudas, num espaço de educação e conscientização ambiental com a instalação de equipamentos ambientalmente corretos e recomendáveis para instalação em residências urbanas e rurais. (Fossas biodigestoras, compostagem doméstica, aquecedor solar e iluminação externa com bateria solar, água de reuso, coleta seletiva, produção e distribuição de mudas de árvores de espécies nativas, etc). – Promover a efetiva aplicação do Plano de Educação Ambiental na rede municipal, sob a supervisão da Coordenadoria de Educação. – Promover o entendimento com vistas a aplicação efetiva da legislação, a princípio aplicando a conscientização e a educação ambiental, com posterior notificação e multa aos infratores. 

  Conselho Ambiental 

Objetivo/Estrategias: 

Dar continuidade aos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos pelo Conselho entre outros da competência do mesmo. 

 

 Biodiversidade 

Objetivo/Estrategias: 

1. Realizar a castração de cães e gatos abandonados no município. 2. É necessária a realização de campanhas de conscientização à população, relacionadas à guarda responsável de animais e a adoção de animais abandonados, após vacinações necessárias e a castração. 3. Realizar o Plano de Manejo da Fauna Silvestre. 4. É necessário estabelecer parceria com entidades protetoras de animais domésticos, no sentido de promover as ações necessárias para conscientização da população e na adoção responsável. 

 

 Gestão das Águas 

Objetivo/Estrategias: 

  • Recuperação e proteção das nascentes de propriedades privadas através de parceria com os proprietários rurais e convênio junto a Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura, com objetivo de viabilizar financiamento das ações necessárias, para minimizar esses efeitos danosos. 

 

 Qualidade do AR 

Objetivo/Estrategias: 

  • Melhorar a fiscalização, a notificação e a implementação da multa, em caso de reincidência das queimadas e pequeno incêndios no município e também promover o combate através da brigada municipal sempre que possível. 

 

 Uso do Solo 

Objetivo/Estrategias: 

  • Manter o trabalho de controle da erosão, através da efetiva conservação do solo de forma a atender entre 60 a 70% das propriedades rurais do Município; – Manter o trabalho de manutenção das estradas rurais, de forma a mantêlas transitáveis e seguras independente do clima (sol/chuva). 

  Arborização Urbana 

Objetivo/Estrategias: 

Iniciar com diálog o a implantação  estabelecendo um cronograma compatível, continuar efetuando o plantio de árvores adequadas e melhoria nas manutenções periódicas, melhorar o trabalho de fiscalização de forma a colocar em prática a legislação vigente e suas exigências, além de promover a regulamentação da mesma.

  Esgoto Tratado 

Objetivo/Estrategias: 

  • Trocar as bombas da ETE por bombas mais novas ou com maior capacidade. – Incluir na revisão do Plano de Saneamento a um organograma e um cronograma de substituição da rede coletora e do emissário de esgoto até a ETE, visto que a rede existente é muito antiga (mais de 20 anos). – Realizar em conjunto com a concessionária SABESP, um trabalho de divulgação, esclarecimento à toda a população para que não conduza as águas pluviais para a a rede de esgoto 

  Resíduos Sólidos 

Objetivo/Estrategias: 

  • Promover a efetiva implantação das propostas que necessitem e melhorar as que já estão e funcionamento. A população deve ser sempre o alvo para que essas ações sejam efetivamente e corretamente  implementadas, através de palestras, de visitas porta a porta, entre outras. 
Menu