A Cidade - Prefeitura Municipal de Pardinho

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Pardinho
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PARDINHO
Prefeitura Municipal de Pardinho
A colonização de Pardinho teve início no século XVIII, quando as terras próximas a Serra de Botucatu foram divididas em sesmarias, dentre estas, a Fazenda Santo Inácio deu origem às cidades de Pardinho e Botucatu. As dificuldades de acesso retardaram a ocupação da região, muito embora o Governo Provincial tenha incentivado seu desenvolvimento concedendo terras aos povoadores em 1776.

Em 1830, a abertura da estrada ligando Sorocaba às cabeceiras do Rio Pardo incentivou a chegada de colonos, com o estabelecimento de pequenas fazendas. Anos mais tarde, a construção da Capela do Divino Espírito Santo, em uma área doada por João Antônio Gonçalves, juntamente com outras doações feitas por José Rocha e Bento Franco, deram início a formação do patrimônio de Espírito Santo do Rio Pardo.

Com a expansão da cafeicultura no oeste paulista, no final do século XIX, muitos imigrantes se instalaram na região, proporcionando um período de grande desenvolvimento e implementação de melhoramentos públicos. Por volta de 1930, a crise da cafeicultura gerou um período de retração no progresso da região, somente superado na década de 1950, com a introdução da pecuária. Em 16 de abril de 1891, através do Decreto Estadual nº 159, foi criado o distrito de Espírito Santo do Rio Pardo, no município de Botucatu. Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto Estadual nº 9775, o distrito passou a se chamar Pardinho, por se localizar próximo as cabeceiras do rio Pardo. Em 18 de fevereiro de 1959, através daLei Estadual nº 5285, o distrito foi elevado a categoria de município com a denominação de Pardinho, desmembrado de Botucatu. Sua instalação ocorreu dia 1 de janeiro de 1960.

Espírito Santo do Rio Pardo

Estas terras eram já amplamente conhecidas a partir do século XVI quando os bandeirantes, uns por querer dilatar o território brasileiro, outros pela sede de descobrir minas de ouro e pedras preciosas, e outros ainda com o intuito de prender e escravizar nossos índios abundantes nesta região.

Com a divisão em sesmarias das terras delimitadas pelo rio Tietê e rio Paranapanema, pela serra de Botucatu que servia de guia para quem demandava o interior; consta que os padres missionários jesuítas da Companhia de Jesus, em 1704, receberam como doação de José de Campos Bicudo, extensas áreas de terras para criação de gado. Porém em 3 de setembro de 1759 o Marquês de Pombal, ferrenho perseguidor dos jesuítas nos territórios portugueses, ordenou a expulsão dos mesmos das terras do Brasil e os bens dos inacianos foram confiscados pela Coroa. A fazenda de Santo Inácio, nos campos de Botucatu, foi arrematada. Mais tarde, levada à hasta pública e com a denominação de Fazenda Boa Vista de Botucatu, foi arrematada por Paulino Aires de Aguirre e pelo sargento mor Manoel Joaquim da Silva Castro, passando desde então ao domínio particular, que a subdividiu em centenas de propriedades agrícolas e de criação de gado.


Histórico da Gestão Administrativa:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

·         Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (2017/2020)
o   Vice-prefeito: Célio de Barros
 
·         Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (2013/2016)
o   Vice-prefeito: Geraldo Benfica
 
·         Prefeito: Jose Francisco da Rocha Oliveira (2005/2012)
o   Vice-prefeito: Napoleão Corulli
 
·         Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (1997/2004)
o   Vice-prefeito: Olivio Gloor
 
·         Prefeito: Jose Francisco da Rocha Oliveira (1993/1996)
o   Vice-prefeito: Nair Vicentini
 
·         Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (1989/1992)
o   Vice-prefeito:
 
·         Prefeito: Jose Francisco da Rocha Oliveira (1983/1988)
o   Vice-prefeito: Napoleão Corulli
 
·         Prefeito: Benedito da Rocha Camargo Júnior (Nomeado pelo Governador 1977/1982)
 
Localização da Prefeitura:
 
Rua: Sargento Egídeo do Amaral, 235
 
Centro – 186400-000
 
Telefone – Fax: 14 3886-9200 – 3886-1125
 
© Copyright 2017 || Todos os direitos reservados
Criação e Desenvolvimento || JC Tecnologia
Prefeitura Municipal de Pardinho
Rua Sargento José Egídio do Amaral, 235
Centro - Pardinho/SP - CEP.: 18640-000
(14) 3886.9200
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal