A partir de agosto a retirada de entulhos será um serviço privado - Prefeitura Municipal de Pardinho

A partir de agosto a retirada de entulhos será um serviço privado, pago por quem gerar.
Publicado em 28 de julho de 2017
Como vem sendo noticiado já há algum tempo, a partir do dia 1º de agosto próximo, entram em vigor as novas regras com relação ao descarte e a coleta de entulhos e outros materiais que, hoje, são coletados indistintamente (e misturados), pelas equipes de limpeza e serviços urbanos da prefeitura.

Esses materiais serão classificados em três categorias, onde, cada qual, terá o seu sistema de descarte, dia de coleta e destinação distintos uns dos outros. São eles: Entulhos e resíduos de construção civil; materiais resultantes de podas de árvores, mato e restos de limpeza de terrenos; e, finalmente, materiais inutilizáveis em geral.

Serviço de caçamba privada
A prefeitura não irá mais retirar nenhuma espécie de entulhos e restos de construção, seja de reforma, demolição ou edificação nova, tanto nas residências como nas empresas, e também, não permitirá que sejam descartados em ruas, calçadas, passeios, terrenos vazios ou de qualquer maneira descuidada.

A empresa (ou empresas) de caçambas, não terá nenhum vínculo ou repasse de dinheiro do poder público, pois, não se trata de serviço terceirizado, mas sim, um serviço privado prestado direto ao consumidor. Além da retirada do entulho, a empresa também será a responsável pela separação e o destino final desses materiais.

Restos de podas, galhos, matos e materiais orgânicos em geral

Todos os materiais resultantes de limpeza de terrenos, cortes ou podas de árvores, carpida de quintais ou terrenos e similares, terão que ser agendados previamente no setor responsável, pelo telefone 3886-1332.

O descarte (colocação na rua) desses materiais só poderá acontecer na manhã do dia agendado para a coleta da prefeitura. Até determinados volumes, não haverá custo direto ao solicitante.

Materiais inutilizáveis em geral

Mutirão mensal da Limpeza: toda 1ª sexta-feira do mês

Todos os outros tipos de materiais inutilizáveis como restos de móveis velhos, pneus estragados, ferro velho, restos de espuma, isopor, lata velha, material enferrujado e toda espécie de “lixos”, normalmente gerados nas famosas faxinas, serão retirados apenas uma vez por mês, no dia do “Mutirão Cidadão da Limpeza”.

Esses materiais não poderão ser colocados nas ruas, calçadas ou passeios fora do dia programado (véspera da 1ª sexta-feira de cada mês), sob pena de sanções e multas para os casos reincidentes.