Cultura

A coordenadoria de Cultura tem o objetivo de promover a diversidade cultural, zelando pela memória cultural municipal, principalmente a cultura raiz, identidade cultural de nosso Município. Através dos programas e oficinas, procuramos desenvolver projetos culturais, trabalhando na formação cultural e artística.
Temos como parceiro o Instituto Jatobás e o Centro Cultural Max Feffer. Para o ano de 2018, além dos eventos calendário, contaremos com muitas novidades, uma delas é a volta do ponto MIS, onde a população será agraciada com seções de cinema.

FESMURP
Festival de Música Caipira de Pardinho

Fesmurp

 FESMURP  começou  no ano de 2002 e em 2017 foi realizada sua nona edição. A característica do Festival é de Música Raiz Inédita, com o objetivo de incentivar novas composições do cancioneiro Caipira. Passaram pelos FESMURPs, duplas de vários Estados do Brasil.  Participaram como Organizadores a Prefeitura Municipal de Pardinho, o Instituto Jatobás e a Casa dos Caipiras.  Para 2018, o 10º FESMURP prometer ser um Festival memorável.

 Cultura Caipira em Pardinho

Podemos dizer que Pardinho não tem a denominação de “Capital da Música Raiz” a toa. Por aqui passaram todas as Duplas de Renome no Cancioneiro Caipira. Além do FESMURP, destacasse que foi em Pardinho realizado pelo SENAR (SP),  o primeiro curso de Viola Caipira no Estado de São Paulo e após isso, foi  criado a  Orquestra de Violeiros de Pardinho (nos dias de Hoje “Caipiras da Cuesta – Canto e Viola), com apresentações em diversos lugares como o Viola, Minha Viola da TV Cultura. Hoje, o coral conta com 30 integrantes. Temos também em Pardinho o Grupo de Dança de São Gonçalo, o Curureiro João Zaria e o Luthier Edilson Santos que confecciona Viola, com reconhecimento do Arnando Freitas e Marcelo Violeiro, como um dos melhores instrumentos que eles já tocaram.

Curso de viola Caipira

Organizado pelo Instituto Jatobás e em parceria com Prefeitura Municipal de Pardinho temos o Curso de Viola Caipira, onde está em formação a Orquestra de Violeiros Mirins de Pardinho. Temos também em formação o Grupo de Catira e Santos Reis. Temos em nossa cidade diversas duplas Caipiras que fazem parte do Grupo Caipiras da Cuesta – Canto e Viola que  também se   apresentam em diversos lugares.  Atualmente temos três Programas Sertanejos na Radio Paixão FM (Amanhecer no Sertão, Casa dos Caipiras e Rancho sem Tramela) e a Webradio “Casa dos Caipiras” que está em 1º Lugar no seguimento webradio/Sertanejo Raiz na região de Bauru e 3º Lugar no Estado de São Paulo.

 

 

Contato
Priscila Audi Corulli (coordenadora de cultura)
Francisco Petronio de Almeida (agente cultural)

Endereço: Avenida Euzebio da Rocha Camargo, 155 - Centro
E-mail
cultura@pardinho.sp.gov.br
Fone: 
(14) 3886-1314
Horário de funcionamento
: segunda à sexta-feira das 8h às 12h e 13h00 às 17h