Saúde

Maria José Calixto – Coordenadora municipal de saúde

A Coordenadoria Municipal de Saúde possui estrutura com um quadro de xxx funcionários entre técnicos e pessoal de serviço. A Unidade Mista de Saúde tem mais de oito mil metros quadrados de área construída, com todas as dependências necessárias para abrigar os seus mais diversos departamentos e frentes de atuação.

A administração de Pardinho gasta em média mais de R$ 500 mil mensais, o que dá mais de R$ 6 milhões de reais no ano. 

Atualmente a UMS oferece em média seis especialidades médicas Pediatria / Clínico Geral / Ginecologia / Psiquiatria / Ortopedia e agora Oftalmologia. Somente nos três primeiros meses do ano foram mais de 2.300 atendimentos, o que vai dar mais de 12 mil atendimentos ambulatoriais até o fim do ano.  

Nesse mesmo período, são mais de 1.100 pedidos de exames (em mais de 15 tipos diferentes), quase 1.700 pessoas atendidas na farmácia da Unidade e mais de 530 atendimentos da assistente social da saúde. Na odontologia são em média 800 procedimentos em quatro ambulatórios dentários, por trimestre.

Pronto socorro: a UMS mantém um serviço de pronto socorro e pronto atendimento com médicos, enfermeiros, atendentes e ambulâncias de plantão 24 horas por dia. Em apenas três meses são quase 4.800 prontuários no Pronto Atendimento e Pronto Socorro, o que dá quase 15 mil atendimentos anuais. 

O departamento de fisioterapia de Pardinho é considerado um modelo para pequenas cidades. Nos últimos quatro anos foram investidos quase um milhão de reais em reformas e na aquisição de equipamento e instrumentos modernos para o tratamento de pacientes. São oferecidas cerca 240 vagas por mês na fisioterapia, incluindo o transporte para quem precisa.

SAMU Pardinho: Com muito esforço a coordenadoria de saúde mantém o SAMU, com um quadro de xx enfermeiros e xx motoristas. O SAMU fica instalado num local próprio, totalmente adequado, com estacionamento e duas ambulâncias. Em média, são feitos cerca de 28 atendimentos por mês.

VISA: Com uma ampla área de atuação a Vigilância Sanitária possui estrutura própria e completa para atendimento a população e transporte. Realiza mais de 300 visitas anuais de inspeção e fiscalização sanitárias. Promove campanhas educativas junto as escolas, empresas e sociedade civil quanto a limpeza de terrenos, descarte de lixos e outras.

Departamento de Veterinária: Nos últimos cinco anos já foram realizados mais de 1.600 castrações animais e, em média são vacinados contra a raiva mais de 2.300 cães e gatos domésticos.

Em sua frota de veículos a coordenadoria de saúde possui xx ambulâncias e xx veículos que servem para o transporte diário de pacientes para ........