PREFEITURA E INSTITUTO JATOBÁS LANÇAM O PROGRAMA “FAMILIANDO”

A primeira atividade no próximo sábado, dia 15, com a “Feira da Barganha” e a reinauguração da Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Pardinho, por meio das coordenadorias municipais, entre elas Serviços Urbanos, Engenharia, Cultura, Esporte, Turismo, Assistência Social, CRAS, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Convênios, Compras e a equipe do Instituto Jatobás, levando em consideração que o principal ponto de Cultura do Município de Pardinho é o Centro Max Feffer, se uniram para criar um projeto que irá trazer para a população uma opção de lazer aos sábados.

Foi assim que nasceu o Programa “Familiando”, com a proposta de atividades a serem realizadas a cada 15 dias, sempre aos sábados, que visa aumentar a frequência do cidadão no espaço, possibilitando que ele usufrua das atividades disponibilizadas com oferta de momentos de lazer, recreação e entretenimento entre as famílias com diversas atividades culturais.

Com o objetivo também de atrair o cidadão até  Biblioteca Municipal, pois hoje ela também está inserida naquele espaço, foi elaborado e executado uma proposta de modernização e dinamização, transformando-a em uma Biblioteca nova. Foi levado em consideração que uma biblioteca pública deve ser um lugar agradável, convidativo, bonito, cheio de vida, em que as pessoas queiram fazer parte deste ambiente de conhecimento, de interatividade e de interação social e que consequentemente elas se sintam pertencentes a este equipamento cultural e assim participem voluntariamente das atividades oferecidas fortalecendo o sentimento de identidade coletiva e contribuindo para formação de cidadãos participativos na sociedade.

O Programa consistirá em uma ação cultural diversificada para todas as idades, tendo como proposta disponibilizar a biblioteca com literatura atualizada, em um ambiente inovador e acessível, visando o aperfeiçoamento e o fortalecimento das práticas desenvolvidas neste espaço, bem como a implantação de novas ações que atendam aos interesses da comunidade pardinhense.

A primeira atividade será a “Feira da Barganha” com o objetivo de estimular a troca de produtos e não o consumo, incentivar práticas de troca e dar oportunidade de reutilizar objetos que seriam descartados.

Comprovando que nem tudo que foi usado deve ser jogado fora e também que para ser útil e bonito não precisa ser novo.

De forma lúdica e criativa, a Feira procura instigar os participantes para a prática de reutilizar, reciclar e reduzir enfatizando o sentimento de uso e não da posse, contribuindo assim para aumentar a vida útil dos materiais.

Se você tem em casa algo que não usa mais e deseja trocar, vender ou comprar, a hora é agora! Porque afinal o que não serve mais para você, pode servir para uma outra pessoa. Uma tarde de muita recreação, interação, Praça de Alimentação e muita diversão!!

Para as crianças, estão previstas atividades como contação de histórias e mediação de leitura no lançamento do “Pé de Livro”.