Instituto Jatobás promove primeiro encontro com empreendedores selecionados pelo edital “Realiza Cuesta”

Ao todo, 11 projetos irão participar de jornada que tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo local e promover o desenvolvimento ambiental, social e/ou econômico da região da Cuesta Paulista.

Uma jornada de conexão, aprendizado, cocriação e mão na massa. Essa é a proposta do “Realiza Cuesta”, que selecionou, via edital, onze empreendimentos de diversas cidades, entre elas Pardinho.

O primeiro passo desse processo, realizado pelo Instituto Jatobás, será dado nesta quarta-feira, dia 11, com uma rodada de boas-vindas, apresentação da metodologia, definição da agenda, apresentação dos projetos selecionados e visita ao Centro Max Feffer - Cultura e Sustentabilidade, que irá acolher a jornada “Realiza Cuesta”.

“Atuamos desde 2005 em Pardinho com foco no fortalecimento do desenvolvimento local. Em 2019, lançamos o ‘Realiza Cuesta’ com o objetivo de proporcionar a empreendedores e empreendedoras locais uma jornada de aperfeiçoamento integral que inclui mentorias e apoio metodológico em competências socioemocionais, modelo de negócios, além de conexão com parceiros e possíveis financiadores”, explica Luiz Alexandre Mucerino, vice-presidente do Instituto Jatobás.

Ao todo serão cerca de 4 meses de jornada, onde serão trabalhadas desde as competências socioemocionais e as relações do indivíduo com o outro, até a prosperidade econômica do negócio, por meio de atividades práticas. Os empreendimentos selecionados passarão por diversas etapas, como planejamento, pesquisa de empatia, ideação, prototipagem, teste, produção e revisão de plano e modelo de negócios.

Além dos workshops e encontros no Centro Max Feffer, as iniciativas terão a oportunidade de apresentar as soluções criadas ou melhoradas ao longo da jornada em um encontro final, com a presença de financiadores e parceiros.

Conheça as iniciativas de Pardinho

Ciclo Limpo (Botucatu): transforma resíduos orgânicos de domicílios e grandes geradores em adubo para hortas e jardins, conferindo-lhes destinação correta e sustentável.

Compostagem (Pardinho): pretendem resolver o descarte inadequado do resíduo sólido no município de Pardinho e adequá-lo a uma disposição ambientalmente correta, por meio da compostagem para produção de húmus.

Kativa Kuesta (Pardinho): criação de um estabelecimento turístico que garanta ao cliente uma experiência singular nas belezas naturais.