Instituto Jatobás promove primeiro encontro com empreendedores selecionados pelo edital “Realiza Cue
Instituto Jatobás promove primeiro encontro com empreendedores selecionados pelo edital “Realiza Cue

 

Instituto Jatobás promove primeiro encontro com empreendedores selecionados pelo edital “Realiza Cuesta”

Ao todo, 11 projetos irão participar de jornada que tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo local e promover o desenvolvimento ambiental, social e/ou econômico da região da Cuesta Paulista. 

Uma jornada de conexão, aprendizado, cocriação e mão na massa. Essa é a proposta do “Realiza Cuesta”, que selecionou, via edital, onze empreendimentos de diversas cidades, entre elas Pardinho.

O primeiro passo desse processo, realizado pelo Instituto Jatobás, será dado nesta quarta-feira, dia 11, com uma rodada de boas-vindas, apresentação da metodologia, definição da agenda, apresentação dos projetos selecionados e visita ao Centro Max Feffer - Cultura e Sustentabilidade, que irá acolher a jornada “Realiza Cuesta”.

“Atuamos desde 2005 em Pardinho com foco no fortalecimento do desenvolvimento local. Em 2019, lançamos o ‘Realiza Cuesta’ com o objetivo de proporcionar a empreendedores e empreendedoras locais uma jornada de aperfeiçoamento integral que inclui mentorias e apoio metodológico em competências socioemocionais, modelo de negócios, além de conexão com parceiros e possíveis financiadores”, explica Luiz Alexandre Mucerino, vice-presidente do Instituto Jatobás.

Ao todo serão cerca de 4 meses de jornada, onde serão trabalhadas desde as competências socioemocionais e as relações do indivíduo com o outro, até a prosperidade econômica do negócio, por meio de atividades práticas. Os empreendimentos selecionados passarão por diversas etapas, como planejamento, pesquisa de empatia, ideação, prototipagem, teste, produção e revisão de plano e modelo de negócios.

Além dos workshops e encontros no Centro Max Feffer, as iniciativas terão a oportunidade de apresentar as soluções criadas ou melhoradas ao longo da jornada em um encontro final, com a presença de financiadores e parceiros.

Conheça as iniciativas de Pardinho

Ciclo Limpo (Botucatu): transforma resíduos orgânicos de domicílios e grandes geradores em adubo para hortas e jardins, conferindo-lhes destinação correta e sustentável.

Compostagem (Pardinho): pretendem resolver o descarte inadequado do resíduo sólido no município de Pardinho e adequá-lo a uma disposição ambientalmente correta, por meio da compostagem para produção de húmus.

Kativa Kuesta (Pardinho): criação de um estabelecimento turístico que garanta ao cliente uma experiência singular nas belezas naturais.