Novidade sustentável: Pardinho abre novos mercados com broto de Bambu
Novidade sustentável: Pardinho abre novos mercados com broto de Bambu

 

Novidade sustentável: Pardinho abre novos mercados com broto de Bambu

Fruto de um cuidadoso trabalho de pesquisa e comprometimento com o Bambu, a Tudubambu trouxe na segunda-feira, dia 07, para o Grupo Gastronomia da Cuesta do Pardinho / APL Turismo, seu mais novo produto, o broto de bambu para gastronomia.

Instalada aqui no município de Pardinho, a Fazenda dos Bambus, a 4km do centro da cidade, pesquisa e produz espécies de Bambu. O Instituto Jatobás é comodatário da Fazenda, que é modelo na produção de varas, brotos e derivados de bambu.

A TuduBambu é uma empresa arrendatária da Fazenda para a produção e comercialização dos produtos derivados. No caso da parceria com a Coordenadoria de Turismo, dentro do programa APL Turismo (Arranjo Produtivo Local), as empresas de alimentos que compõem o Grupo Gastronomia da Cuesta do Pardinho participaram do workshop “Bambu e a sua essência empreendedora”, com o empresário Horário Penteado, da TuduBambu.

O objetivo foi para as pessoas aderirem ao mais novo desafio para o Turismo de Pardinho, ou seja, inovar as suas receitas tradicionais com este novo ingrediente. A aceitação do grupo foi muito boa e o produto tem sabor e textura propícia para a culinária local.

Muito em breve teremos novidades em nossos estabelecimentos e eventos, sem contar as possibilidades ainda não estudadas para o artesanato, comenta Sylviah- Coordenadora de Turismo. O Objetivo destas parcerias, além de potencializar o comércio local à crescente demanda por produtos sustentáveis, é valorizar a importância socioambiental e econômica do bambu contribuindo para o desenvolvimento e consolidação de sua cadeia produtiva priorizando Pardinho e região, mas difundir estas novas possibilidades de produção e consumo sustentável para todo o Brasil.

A Tudubambu também conta com parcerias em projetos especiais, tais como da empresa Bambu Carbono Zero para arquitetura, engenharia e paisagismo, da Bem Bambu para soluções de revestimento e objetos de decoração e da Hub Bamboo catalisadora de novos negócios e desenvolvedora de novos produtos para fortalecer a cadeia produtiva do Bambu no Brasil. 

O Instituto Jatobás atua em Pardinho desde 2005, com o objetivo de apoiar o empreendedorismo local e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da região, agora em parceria com o APL Turismo prospecta a economia local para um futuro promissor.